Sobre a DCT

    A Diretoria de Assuntos Comunitários (DCT) desenvolve ações voltadas à efetivação das políticas de ações afirmativas e de permanência estudantil para os discentes da graduação presencial, buscando qualificar sua trajetória acadêmica por meio de programas de assistência ao estudante como o Auxílio Alimentação e a Bolsa Permanência e outros programas institucionais voltados ao apoio estudantil.

    Desempenha papel estratégico na garantia dos direitos sociais dos estudantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM), contribuindo para a qualificação contínua da permanência universitária. Suas ações envolvem assessoramento, análise social, facilitação de acesso a direitos e intervenções nos processos relacionados às necessidades e experiências dos estudantes. As atividades são orientadas pelas diretrizes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), pela Lei Brasileira de Inclusão, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pela Lei de Cotas e demais marcos normativos que regulamentam o acesso e a permanência no ensino superior.

    As ações de permanência são desenvolvidas por meio de rodas de conversa, socialização de informações sobre programas e serviços institucionais, articulação com a rede socioassistencial regional e operacionalização de benefícios, como o Auxílio Alimentação.

    A equipe multidisciplinar da DCT é composta por Assistentes Sociais, responsável pela viabilização dos direitos de assistência estudantil, articulações intersetoriais e orientações relativas aos direitos sociais e psicólogas(os) que realizam atendimentos individuais e em grupo, contribuindo para o cuidado em saúde mental dos estudantes e conta com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), cuja atuação é voltada principalmente aos servidores da instituição, mas que compõe a estrutura de cuidado da diretoria.